sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O cidadão está fazendo sua parte

Nas crônicas que chegam ao Disque-Denúncia lidamos com todo o tipo de abandono. É de sensibilizar casos em que crianças e idosos são abandonados, reféns de sua dificuldade de viver sozinhos, em situações de extrema penúria, que podem até levá-los à morte.

Outro dia uma denúncia levou o conselho tutelar a encontrar cinco crianças, tendo o mais novo um ano de idade, e o mais velho onze. Haviam sido abandonados pela mãe e sobreviviam com o auxilio de vizinhos, gente humilde e que também tinha suas dificuldades, e o pouco que podiam fazer não era suficiente.

Um princípio de incêndio quase terminou em tragédia no cômodo que os abrigava, numa rua do bairro de Rocha Miranda. No histórico da família já constavam casos de maus tratos e de abrigamento, onde um outro irmão já havia morrido.

Este é mais um dentre tantos casos de abandono que emocionam diariamente nossos atendentes. Por vezes é um idoso doente, que sofre sozinho, em outras, crianças cujo direito, nem mesmo à busca da felicidade, mas ao de simplesmente existir, lhes parecem negados.

Nós, aqui no Disque Denúncia, às vezes pensamos se o que fazemos ainda é muito pouco. Quase desesperamos ao testemunhar os dramas dos subterrâneos da nossa sociedade. Mas quando ouvimos alguém dizer que ninguém faz nada, como ignorar as mais de cem mil denúncias por ano que recebemos da população?

O cidadão está fazendo sua parte, sim.