segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pega ladrão!

O que mais incomoda nos casos de roubo de rua – o chamado roubo a transeunte – é a sensação de insegurança que ele gera. Mesmo quando não somos vítimas, mas testemunhamos os acontecimentos ou observamos pivetes rondando certas calçadas, nos sentimos altamente ameaçados.

Conhecemos de nome os grandes traficantes do Rio, suas histórias e seus feitos, mas nunca cruzamos com eles em nosso dia a dia. Alguns são lendas para a maioria da população. É claro que são responsáveis pela violência das ruas, mas ninguém consegue imaginar o Fernandinho Beira Mar (tem hífen?) entrando num ônibus, armado, e mandando todo mundo entregar o dinheiro e os celulares. Não é ele quem nos assusta, e sim um menino de 16 anos, muitas vezes com um caco de vidro na mão, tão assustado quanto a gente.

Estes crimes são sempre testemunhados por muitas pessoas, o que agrava a sensação de insegurança. E são poucos os registros feitos nas delegacias, o que dificulta o seu diagnóstico. O Disque-Denúncia recebe diariamente informações sobre eles e elabora relatórios de análise desta atividade para ajudar a ação das polícias.

O que pode ajudar no combate a estes delitos é o fato de que existe uma certa ordem no caos: há uma tendência à especialização, que faz com que as áreas sejam determinadas e a maneira de agir (modus operandi) se repita. Vamos ver que onde mais acontecem esses roubos são no Centro, em Copacabana, na Tijuca e no Méier.

A avenida Presidente Vargas é campeã das denúncias, em função da facilidade de o assaltante se perder no meio da multidão do Centro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Experiência de comentário.

Anônimo disse...

Expliquem por que a av. Presidente Vargas tem tanto assalto. Todos os dias, de manhã à noite.

Anônimo disse...

DENÚNCIA

RUA SÁ CARVALHO, 250 BL 11 AP 203, SÃO GONÇALO/RJ, EM FRENTE A CHOPERIA REPARTIÇÃO, ESCODERIJO DE TRAFICANTES DO COMPLEXO DO ALEMÃO, E ESCODERIJO DE DROGAS E PEDOFILIA (VARIAS MEMORES), DEVE IR PELA MANHÃ, POS O MESMO NÃO FICA A NOITE DEVE TRABALHAR NO TRAFICO.

Anônimo disse...

ferro velho próximo ao radar do LARANJAL, muito movimento de peças de carros e viatura da Policia Civil, varios frtos de veiculos e peças abando nadas no local. proximo as torres de energia da AMPLA, ladrão mas conhecido do local é o vulgo "GELEIA, e sua gangue, LENO, magrinho e outros.