sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por que o Disque-Denúncia paga recompensa?

O DD lançou uma oferta de recompensa por informações que levem ao esclarecimento da morte da enfermeira Leslie. Quem ajudar a polícia a investigar este trágico crime poderá receber uma recompensa de cinco mil reais.

A maioria das pessoas denuncia por indignação, chocados com a desenvoltura dos criminosos, que agem com a certeza de que jamais serão alcançados pela lei. É por isso que os cidadãos se utilizam do Disque-Denúncia, para canalizar essa indignação.

Então, porque pagar recompensa?

Um dos motivos reside exatamente no fato de esta ser uma questão polêmica. Sabemos que tudo o que é polêmico é de interesse da imprensa. Vira notícia. Assim, o anúncio de uma recompensa tem grande repercussão e mais pessoas tomam conhecimento de um acontecimento, aumentando as chances de que alguém que tenha uma informação importante possa ser alertado e ajude a polícia esclarecer um caso.

Acontece, também, que nem todos pensam e se comportam da mesma forma com relação ao crime e à violência. Existem pessoas que são absolutamente indiferentes ao que acontece em nossa sociedade, não se tocam ou não acreditam que valha a pena envolver-se nessas questões. Há também aqueles que estão próximos dos criminosos, e que não os denunciariam sem uma forte razão.

Para algumas pessoas, que podem eventualmente ter informações relevantes para a polícia, a recompensa pode ser o único motivo que as faça superar a apatia ou o medo, levando-as a ligar para o Disque-Denúncia.

6 comentários:

Vincent van Blogh disse...

Por favor,

Tenho duas perguntas:

1. qual a diferença entre os dois sítios de Disque Denúncia?

http://www.disquedenuncia.org.br/default.asp

e este aqui

http://disquedenunciario.blogspot.com/

2. Por que em nenhum dos dois sítios há espaço para denúncias feitas via Internet? Só é possível fazer uma denúncia por telefone?

Raphael Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse...

Excelente definição; e vale ressaltar que a oferta de recompensa, já é um método antigo utilizado por países desenvolvidos, para captura de criminosos.
Nos Estados Unidos se tornou um emprego legalizado, os chamados Caçadores de Recompensa.
Bob Burton é um dos caçadores de recompensa mais respeitados do país. Ele está no ramo há 25 anos e durante esse período trouxe milhares de fugitivos de volta para a justiça. Só no ano passado seus agentes prenderam 20 mil pessoas.

Blog disse...

Para Vincent van Blogh:

Existe o site do DD, com informações gerais sobre nossas atividades: www.disquedenuncia.org.br

e o blog, para discussões, debates e informações para nossos leitores:
http://disquedenunciario.blogspot.com

Não recebemos denúncias via internet, apenas por telefone.

Evandro Barbosa disse...

A polêmica sobre a recompensa sempre irá existir, assim como ocorreu no sistema de cotas para o acesso as universidades públicas. Sabemos que nos casos onde ocorre oferecimento de recompensa, a mídia dá mais visibilidade ao caso e muitos daqueles que detém a informação tão preciosa no esclarecimento do caso, provavelmente se sentem estimulados pelo fato de poder exercer a sua cidadania ou pelo recebimento da recompensa. Por estas duas vertentes, quem ganha é a sociedade, que tem um número maior de crimes elucidados e cada vez mais ganham confiança no poder da denúncia anônima.

Anônimo disse...

Tem um Dj chamado Pharrá que baixa e vende CD na Uruguaiana, é crime isso, pq ele disse que não por ele ser dj mais as músicas são de varios cantores de fank e pagode. Ele faz na propria casa dele na Praça Niterói -Maracanã a casa dele é a ultima casa da vila do lado esquerdo que fica entre dois prédios mais se perguntar quem conhece o Pharra as pessoas informam, acho isso uma sacanagem ele ficar enriquecendo as custas dos outros.tbm tem entrada pela rua jaceguai só não sei o nº. espero q tomem providencias.