quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Inovação 2 - maconha e marketing

Há algum tempo, a polícia do Rio (27º BPM) apreendeu numa favela de Santa Cruz, zona oeste do Rio, uma droga que foi batizada de criptonita. É uma mistura de maconha com cocaína ou crack que causa efeitos devastadores.

Este "mesclado" já existia na década de 90, conhecido como zirrê. O nome zirrê é uma sofisticada referência às cabeçadas do ex-jogador de futebol francês Zinedine Zidane e uma derivação da palavra francesa désir (desejo): desirée.

Bem mais forte do que a maconha e até que a cocaína pura, a droga é conhecida de freqüentadores da praia de Ipanema e já ganhou comunidades em sites de relacionamento na Internet, nas quais os usuários compartilham seus modos de preparo. Seu consumo no Rio de Janeiro vem crescendo há mais de um ano. Ela também é conhecida como craconha.

O próprio consumidor pode preparar a mistura, depois de comprar, separadamente, a maconha e o crack. No Orkut, essas experiências são compartilhadas sem pudor.

Entre os sintomas dos usuários estão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos; queda de temperatura, dilatação da pupila, face avermelhada e diminuição do apetite. Podem surgir quadros de esquizofrenia, paranóias e medos sem motivo aparente.

Para os especialistas, as chamadas "dependências cruzadas", são um perigo, porque uma potencializa o efeito da outra. Como o nome indica, qualquer super-homem que entrar em contato com esta droga torna-se fraco e pode até morrer.

Uma das grandes vantagens da maconha para o negócio de drogas é o seu aspecto inocente, divertido até, que permite atrair a clientela jovem com facilidade para o jogo pesado. E alguns traficantes fazem isto com razoável sofisticação.

9 comentários:

URL disse...

Defendo o ponto de vista que o combate ao tráfico de drogas tem que OBRIGATORIAMENTE implicar em punições severas ao usuário de drogas, o consumidor, o viciado.
É o dinheiro do viciado a fonte primeira do dinheiro do tráfico - quando o consumo aumenta, a lucratividade cresce e os traficantes passam a investir em outras atividades criminosas.
Sem o dinheiro do usuário o tráfico diminue, cai o preço da droga, cai a lucratividade e os traficantes são obrigados a mudar de ramo.
É pelo controle das 'bocas de fumo', onde os VICIADOS se abastecem, que os traficantes travam verdadeiras guerras e nestas também morrem inocentes e policiais.
Portanto, tem que haver pena severa, cadeia dura mesmo, reclusão, para amedrontar o usuário e este reduzir o consumo.
Também é o viciado que mata pessoas inocentes, as vezes até da própria família.

Blog da UNR
www.blogdaunr.blogspot.com

Anônimo disse...

Tudo isso surgiu devido a proibição, q simplesmente gerou um mercado totalmente liberado, sem a menor regulamentação, além de corrupção, mortes, carteis e aumento do consumo.

Quando o alcool foi proibido nos EUA, aconteceram as mesmas coisas e o número de internações por intoxicação com iodo, q usavam para dar "cor" no "uisque", aumentou muito.

Enfim, proibição é do interesse dos mafiosos e corruptos.

Anônimo disse...

Nossa que cabeca pequena e mente fechada. Chega a dar pena de pessoas que fazem comentarios atrazados como estes. Imagine um filho seu vicado em drogas. Nossa! Estou indignado que ainda existe este tipo de pensamento autoritario em tempos tao modernos; tempos de pessoas tao inteligentes. Opinioes como esta citada de punir o usuario geralmente vem de policiais fracassados querendo inverter o jogo. Querem esconder a ineficiencia da policia em combater o trafico, a falta de inteligencia em suas operacoes, precisam esconder o envolvimento lucrativo que tem com os traficantes, a corrupcao que muitos estao cercados e envolvidos. Precisam culpar alguem pela falta de tatica, estrategia e planejamento de um orgao que nao traz seguranca para a populacao em geral. Assim culpam o usuario. O viciado eh apenas mais uma vitima como nohs nao usuarios; precisa de tratamento. Desculpe amigo. Nada pessoal. Mas o combate as drogas soh vai acontecer quando houver uma integracao intersetorial do governo. Assistencia social, policiamento, educacao, saude, etc... Precisamos levar isso a serio e parar de falar e divulgar bobagens.

Chapeleiro Louco disse...

Brasileiros ficam brigando num debate eterno sobre os tóxicos que se vende no país, quando as maiores vítimas são os consumidores e os maiores beneficiados são os POLÍTICOS CORRUPTOS DO PAÍS.

A polícia "pacifica" 0,3% das favelas e quer fazer a sociedade crêr que aí está a solução. E os outros 99,7%??

CORRUPÇÃO POLÍCIAL = BANDIDOS COM ARMAMENTO PESADO = POLÍCIA COM ARMAMENTO PESADO... que é = GUERRA CIVIL.

RIO 2016... welcome to the jungle, baby... you´re gonna DIE.

daniel disse...

Sei que este assunto não é nada facil,mas precisa ser debatido.
Concordo com a opinião de que o interesse por este estado de coisas, envolve um grupo muito maior que traficantes instalados nos guetos brasileiros.
Existem pessoas extremamentes gananciosas que não estam nem ai para desgraça alheia, mesmo que o mal ronde a sua porta.
Quando houver verdadeiro interesse em revelar a face destes CRAPULAS, PODEROSOS CHEFÕES.
Um grande passo para resolver este problema começara.

Blog da UNR disse...

Blog da UNR e Cézar Henrique,

Caro anônimo,
peço que refute com argumentos sólidos o que afirmo no trecho abaixo transcrito:

É o dinheiro do viciado a fonte primeira do dinheiro do tráfico - quando o consumo aumenta, a lucratividade cresce e os traficantes passam a investir em outras atividades criminosas.
Sem o dinheiro do usuário o tráfico diminue, cai o preço da droga, cai a lucratividade e os traficantes são obrigados a mudar de ramo.
É pelo controle das 'bocas de fumo', onde os VICIADOS se abastecem, que os traficantes travam verdadeiras guerras e nestas também morrem inocentes e policiais.


Blog da UNR
www.blogdaunr.blogspot.com

todbr disse...

@Blog da UNR

O dinheiro do viciado só é fonte de renda para o tráfico POR CAUSA DA PROIBIÇÃO. Caso contrário, se a maconha fosse legalizada (tô falando de maconha, não de crack nem criptonita), o dinheiro iria para o governo que (idealmente, sem corrupção) investiria em saúde, educação e segurança.

Logo, quem tá errado? O usuário, que existe desde que o mundo é mundo e vai continuar existindo sempre, com ou sem repressão; ou a proibição e a guerra às drogas, coisa de 70 anos bolada pelos EUA e imposta ao resto do mundo por forças políticas e culturais?

Atlas disse...

Os dependentes químicos também são vítimas deste modelo ineficiente de combate ao narcotráfico, onde alguns lucram e muitos sofrem com o efeito colateral desta guerra sem fim. O Estado não daria conta em atender uma demanda imensa de dependentes químicos, que teriam muita chance de reabilitação, se fossem vistos como doentes que precisam de tratamento médico especializado. Recentemente o estudante Bruno Kligierman, estrangulou a sua namorada Bárbara Calazans, provavelmente após o consumo de grande quantidade de crack.

Anônimo disse...

QUEM FINANCIA O TRAFICO É O USUÁRIO...SE O USUÁRIO NÃO UTILIZAR, O TRAFICO VAI A FALENCIA, É A LEI DE QUALQUER NEGOCIO...SE O USUÁRIO NÃO TIVER DINHEIRO PARA COMPRAR A DROGA, ELE VAI ROUBAR E ATÉ MATAR, É UM CICLO VICIOSO, LITERALMENTE. UM PARENTESE, A PAZ NESTE MUNDO É UMA UTOPIA, ASSIM COMO O JORGE W. BUSH MATOU EM NOME DA PAZ E QUEM LEVOU A PIOR FOI O SADDAN EM NOME DA GUERRA.
A PAZ E A GUERRA ESTÃO AÍ E UMA NÃO EXISTE SEM A OUTRA.