segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Para onde vão eles?

A partir das operações de instalação das UPPs, grupos de traficantes procuram refúgio em outras áreas da cidade e do estado, principalmente em outras favelas do Grande Rio. Há os que se dirigem para cidades mais distantes e até para fora do estado.

Isto também acontece em períodos em que a polícia realiza operações de ocupação e varredura em áreas conflagradas, como as que ocorreram após aquela trágica manhã de sábado, 17 de outubro, no morro dos Macacos.

O Disque Denúncia tem fornecido às autoridades policiais as informações prestadas pela população sobre os principais "destinos" desses foragidos e a maneira como atuam nas comunidades em que se abrigam.

Armados com pistolas e fuzis, esses bandidos infernizam a vida das comunidades “ocupadas”. Na maioria dos casos, impõem toque de recolher para os moradores, comerciantes e estudantes, e os obrigam a guardar suas armas, a fornecer alimentação e a realizar serviços de transporte de armas e munições.

E continuam a praticar seus crimes na área onde estão se escondendo. Roubam carros e motos e com eles fiscalizam o local durante a noite, para possíveis invasões de rivais ou da policia. Na Chatuba – Nilópolis - segundo denúncias, traficantes do Jacarezinho ficam no local ofendendo, intimidando e fazendo ameaças aos moradores.

Durante a ocupação recebem drogas das comunidades de origem ou de sua facção, para vender na área. Numa recente apreensão de cocaína, maconha e crack, na Barreira do Vasco, as embalagens tinham inscrições da Favela da Grota (Complexo do Alemão – Ramos/Penha), que passava por uma ocupação da polícia.

Os relatos deixam claro que as comunidades não aceitam a situação e que suas famílias sofrem ameaças e humilhações diárias.

5 comentários:

Anônimo disse...

ATENÇÃO Todos que passam pela linha amarela!
Na madrugada do dia 25/12 (2hs da manhã) quando vinha do Meier para a Barra, exatamente na saída do penúltimo túnel (direção Barra) jogaram uma pedra enorme no meu carro. Ao ouvir o barulho ensurdecedor no teto do meu carro pensei em parar mas resolvi seguir viagem. Ao chegar na garagem do meu prédio verifiquei que o meu teto estava bem amassado, proximo ao vidro da frente uns 5 cms. Por pouco essa pedra não causou um acidente de maiores proporções.
Portanto amigo, fiquem atentos nesse local pois assaltantes ficam escondidos logo na saída do túnel com visibilidade total de que vem chegando e lançam pedras para assaltar as pessoas. Solicito que seja averiguado o local, pela polícia principalmente tarde da noite pois eles estão ali escondidos e já devem ter feito muitas vítimas.

Anônimo disse...

Sim quero receber respostas e comentários, se possível, inclusive das autoridades que ficarem cientes e forem tomar providências, prendendo esses vagabundos malfeitores e criminosos.
nridel@zipmail.com.br

Anônimo disse...

Corrigindo e-mail postado anteriormente nriedel@zipmail.com.br

Anônimo disse...

Falta um policiamento fixo na praça de Vaz Lobo, onde desocupados tomaram a cobertura recem inaugurada que serviria para as mães vigiarem os seu filhos nos brinquedos da praça, sugiro a instalação de uma camera na praça, assim mesmo após a saída da polícia, os desocupados não retornariam.

Anônimo disse...

Olá eu sou um filho de um home trabalhador e muito bom para me e minha Irma ele sempre nos ajudou aqui em casa mães de uns anos para car. Ele conheceu os jogos de casaniques. Viciou-se gostaria de pedir ajuda a vocês, pois sei que os jogos de bingo e casaniques são proibidos + aqui em são Luis ma parece que não, pois divisas vezes já denunciaram e nem uma providencia foi tomada e esse jogos só lidam com pessoas de baixa renda trabalhadoras que são ludibriados com a falsa chance de ganhar dinheiro e acabam e perdendo seu dinheiro trabalhado com muito esforço. não estou pedindo ajuda só por casa que o meu pai encontra se nesta situação mães por muitos Paes que encontram em casa cidades do Brasil por favor ajude pois sei que ele e um bom homem e sempre comprava as coisa aqui em casa e agora não já passamos ate fome devidos este problema ele agora diz que não vai mães sei que ele não vai agüentar muito tempo sem ir já liguei varias vezes para a policia federal de são Luis mas ele só falam que estão investigando e nem uma providencia e tomada vai ver e por que tem muita gente grande envolvidas na máfia dos casaniques. Aqui em são Luis por que a policia não toma uma atitude e fecha tudo e mantém sempre alguém vigiando para que não seja mães reabertas as casa de jogos pois estes jogos estão destruído a vida de muitos brasileiro vou mandar vários emeil ate para o presindemte não sei o conto eu vou gastar em lam hase + vou fazer a minha parte peso ajuda da policia e das redes de comunicação do Brasil. obrigado pela ateção