segunda-feira, 25 de maio de 2009

Depoimento do Professor Sapori

Recentemente o DD Rio recebeu o professor Luís Flávio Sapori, que relatou a visita em seu blog, com bastante simpatia:

DISQUE-DENÚNCIA E INTELIGÊNCIA POLICIAL
Tive a oportunidade de realizar uma palestra para funcionários do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro, na semana passada. Aproveitei a ocasião para conhecer mais de perto a metodologia adotada pelo projeto. E devo confessar que fiquei muito bem impressionado com o que ouvi e com o que vi.

O Disque-Denúncia do RJ não se resume a uma central de recebimento de denúncias anônimas. Realiza um verdadeiro trabalho de inteligência, sistematizando e analisando informações acerca da dinâmica da criminalidade na cidade e no estado. Os relatórios elaborados, e pude ler alguns deles, são de boa qualidade e transformam a informação em conhecimento. Perfis e identidades de criminosos, características espaciais de crimes diversos, trajetórias recentes de criminosos procurados, entre outros dados, são analisados por técnicos capacitados, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. ...

veja mais:http://www.dzai.com.br/luis/blog/segurancapublica

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Braço forte

Deu no JB Online:

Foragido da justiça é preso em Itaboraí por homicídio e roubo
RIO - Através do Disque-Denúncia (2253-1177), agentes do Serviço Reservado (P-2) lotados no 35º BPM (Itaboraí) prenderam, na tarde de quarta-feira, Danilo da Silva Correia, de 24 anos, em Itaboraí. Segundo os policiais, o preso seria foragido da Justiça de Santa Catarina, pois teria matado uma pessoa no estado da Região Sul do país em 2007.


De acordo com os policiais do batalhão de Itaboraí, Danilo matou uma mulher de 50 anos na cidade de Balneário Camburiu. A vítima teria sido assassinada durante um latrocínio (roubo seguido de morte), que teria sido praticado por Danilo.

Ainda de acordo com agentes da P-2 do 35º BPM, o preso morava junto com familiares na Rua 22, no bairro Parque Industrial, e, ultimamente, vinha trabalhando como motorista de van na região.

Há algum tempo atrás aconteceu algo semelhante com um foragido do Pará, que havia assassinado a filha de uma prefeita de um município próximo a Belém.

No início do ano foi o caso de uma moradora de Vila Velha, ES, procurada também por homicídio. Quando a polícia chegou em sua casa ela se estava preparando para viajar para o exterior.

É curioso como o Disque Denúncia ajuda a polícia a capturar foragidos da justiça de outras localidades, mesmo que já tenha se passado muito tempo do crime.

Uma denúncia anônima funciona como se fosse uma bala perdida. O criminoso é apanhado de forma inesperada, sem saber de onde veio a informação, do "como" e do "porquê".

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sintonia

Quando a população, a polícia e a imprensa entram em perfeita sintonia, parece que uma pressão, uma força irresistível, leva os criminosos a serem identificados e presos rapidamente. Alguns não resistem e até se entregam.

Todos viram: na noite de segunda-feira, 4 de maio último, três homens armados assaltaram um posto de combustíveis na RJ-106, em São Gonçalo, e mataram Angélica Maria de Souza com um tiro na cabeça. O registro do assalto pelas câmeras do posto foi divulgado por todos os noticiários de televisão, mostrando a frieza dos bandidos.

O Disque Denúncia recebeu dezenas de informações sobre o caso. Segundo o inspetor Nilo Fausto, chefe de investigações da 75ª DP, duas delas levaram a polícia a identificar dois dos assaltantes, os irmãos André Felipe e Jean Rodrigues.

No dia seguinte, terça, 5, outra brutalidade praticada por assaltantes: cinco homens assaltaram um ônibus que passava pela Ilha do Fundão. Todos assistiram ao filme em que se vê um dos ladrões dar um tiro mortal no trocador Ubiraci dos Santos, que não manifestara a menor reação.

O delegado Fernando Reis, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou que três menores envolvidos no crime foram identificados e localizados a partir de informações ao Disque Denúncia.

Nos casos acima, o que nos chama a atenção é a rapidez como foram estabelecidas a autoria dos crimes e a imediata prisão dos envolvidos. Quando a população, sua polícia e sua imprensa, agem afinadas, têm o efeito de um tsunami devastador sobre os criminosos.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O balão vai subindo...

Há muito soltar balões deixou de ser uma brincadeira inocente. Toda a beleza e criatividade propostas pelas pessoas envolvidas com esta prática não mais disfarçam os perigos encobertos pela alegria das cores e dos movimentos no céu. É bonito, sim, mas as luzes de um balão nas noites frias de inverno podem ser prenúncio de acidentes muito graves.

O Disque Denúncia recebeu no ano passado mais de seiscentas denúncias sobre balões e baloeiros, sobre depósitos, locais de festivais e de comércio de artefatos para confecção e soltura de balões. Foram apreendidos balões de mais de quarenta metros de altura, que representavam ameaça às nossas florestas, refinarias e aeroportos.

Recentemente um balão caiu sobre um prédio em Vila Valqueire, ocasionando danos ao imóvel e causando uma morte. O assunto é sério: balões atentam contra a vida, contra a propriedade, contra a natureza, ameaçando atividades econômicas e sociais, trazendo riscos de acidentes e de incêndios.

O Programa Disque Balão funciona desde 1999, promovendo campanhas de esclarecimento e oferecendo recompensas a informações que levem à apreensão de balões e de material para sua fabricação. Há também o pagamento de prêmios às equipes de policiais que obtenham sucesso ao investigar estas denúncias.

As recompensas vão de trezentos a mil reais, dependendo do estrago causado à festa.