segunda-feira, 16 de abril de 2012

Anotações de como o Rio venceu o sequestro.

No final de 1997, foi sequestrada na Tijuca uma senhora de 74 anos, mulher do ex-presidente de uma grande multinacional. Um mês antes o Rio tinha estabelecido um plano de combate ao seqüestro, baseado num acurado diagnóstico. Era este seu primeiro grande teste.

A DAS iniciou suas investigações de acordo com as diretrizes programadas: além do uso de tecnologias avançadas de inteligência e de investigação, três objetivos principais deveriam ser atingidos para a operação ser considerada um sucesso: a vítima deveria ser libertada graças à ação da polícia; o resgate não poderia ser pago; e seqüestradores deveriam ser presos. O delegado Marcos Reimão não abria mão de qualquer destes princípios, tendo em vista que o objetivo final era livrar o Rio de Janeiro daquele tipo de crime.

Acontece que, nem bem iniciadas as investigações, entraram em cena executivos ingleses, de uma empresa especializada em negociar libertação de reféns para seguradoras internacionais. Logo ficou claro que havia uma diferença de objetivos entre os dois grupos. Foi percebido que aqueles estrangeiros gentis podiam estar ocultando dados, em favor de sua estratégia de levar os seqüestradores a libertar a vítima assim que possível. Reimão colocou - sem informar detalhes de sua qualificação - um delegado fluente em inglês acompanhando as negociações, que confirmou as suspeitas da equipe. O que os executivos estavam negociando com a família e a matriz, era diferente do que era relatado à DAS.

O mais grave, porém, é que o time da casa não conseguia avançar na identificação da quadrilha e na localização do cativeiro. Às vésperas da data limite estabelecida pela quadrilha para o recebimento do resgate, havia apenas frágeis suspeitas sobre a origem do grupo e seus métodos, além de alguma idéia sobre as áreas de que partiam as ligações para a família.

Na madrugada de 24 de dezembro de 1997 as equipes da DAS estavam preparadas para o acompanhamento da gincana que precede o pagamento do resgate. Naquela manhã os negociadores ingleses sairiam pela cidade, sob orientação dos criminosos, para percorrerem diversos pontos, recolhendo bilhetes e indicações, de modo a permitir que a ausência de polícia na operação fosse verificada. Pelo final da tarde determinariam o local da entrega do dinheiro.

A primeira decisão de risco foi tomada na véspera: distribuir equipes pelas áreas que eram indicadas como prováveis locais de chamada pelos negociadores da quadrilha, esperando a única oportunidade para prendê-los, que seria logo pela manhã, no contato que daria início à gincana. A distribuição foi precisa: quando a ligação ocorreu, o rastreamento indicou um local no Centro, há menos de 500 metros de uma das equipes. Ocorreu que, quando a equipe foi contatada, ainda não tinha chegado ao local, estava atrasada! E a oportunidade melhor calculada foi perdida, deixando a sensação de ouro em pó escorrendo entre os dedos.

As equipes tentaram manter algum ritmo, inutilmente. Eram seis horas da tarde, com quase todos os procedimentos da gincana completados, faltando pouco para o dinheiro seguir, e nenhuma prisão fora feita, nenhuma nova informação chegara. Como abortar o pagamento sem uma contrapartida que desse segurança à vítima? Quando dinheiro saiu, uma moto e um carro não ostensivo da DAS aguardavam defronte ao flat dos ingleses, que foram seguidos discretamente. A gincana estava em seus últimos passos. Mais um bilhete, e o pagamento seria feito.

Foi quando o destino aprontou outra. A equipe de Vila Valqueire obteve pistas seguras do local do cativeiro. As equipes todas foram direcionadas ao local. Mas havia um problema: não haveria tempo para libertar a vítima e, depois, abortar o pagamento. O que fazer? Estava em jogo uma vida. Seria muito mais fácil permitir o pagamento do resgate e libertar a senhora, se fosse o caso. Nenhuma carreira policial correria qualquer risco, apenas o plano de ação naufragaria, nada mais.

O agente inglês levou um susto, quando teve seu carro fechado. Acreditava serem os seqüestradores. Um delegado de polícia identificou-se e informou-o que, por determinação do delegado titular da DAS, o pagamento não poderia ser feito e convidou-o a ir até a Divisão com o dinheiro do resgate. Um motorista da polícia assumiu a direção do veículo e dirigiram-se ao Leblon.

O local do cativeiro foi cercado por mais de quarenta agentes. Era uma demonstração de força, para que os seqüestradores que lá estivessem se entregassem. Foi o que aconteceu. Eram dois homens e duas mulheres. Abriram as portas, apontando para as armas colocadas sobre uma mesa.

Eram nove e meia da noite, 24 de dezembro de 1997. A senhora estava algemada a uma cadeira, no canto de um quarto, assustada com o movimento. “Fique tranquila, eu sou o delegado Marcos Reimão, e estamos aqui para levá-la para casa.” Os olhos cansados brilharam. D. Ilka não foi para casa, mas passou aquela noite de Natal em uma clínica da Zona Sul do Rio, com seu marido.

O dinheiro foi devolvido à família.
A partir deste caso, nenhum seqüestro ocorrido no Rio de Janeiro resultou em pagamento de resgate.
Todas as vítimas foram libertadas pela polícia.
Mais de 200 envolvidos foram presos e processados em dois anos.
A equipe que atrasou foi removida da DAS.
No ano seguinte a empresa inglesa mudou seus escritórios para São Paulo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Hi, i read your blog οcсasionally and i οwn a similаг
one аnd i was just wondering if you get а lot of spаm
сommеnts? If ѕo how dο you reԁuсe it, аny plugin or anything yοu cаn аԁvise?
I get so much lately іt's driving me crazy so any assistance is very much appreciated.

Visit my site ... Maturate Women

Anônimo disse...

Ηeу there! I'm hoping you possibly can answer my question. I'm interеѕtеd іn a premіum WP thеme, but I
haѵe no iԁеa how tο tell if thе оnе I choosе іs going to bе approprіate foг сеllulaг deviceѕ.
Whаt are ѕome recοmmenԁаtions you
can giѵe me abоut ωhat to watch οut foг with гegards to colorѕ and baсkground anԁ iѕѕues
likе that? I typically сheсk оut ωebsіteѕ
νіa my Galaxy Notе, аnd I'm going to bet that many people are like me in that way. Oops, i went a bit off topic, sorry. Appreciated the post thou.

Feel free to visit my site sexy ass pics

Anônimo disse...

I lovе уour blog.. very nіcе colors & theme.
Did you make this ωebsite уourself or
did you hігe somеone tο do it for you?
Plz answеr back as I'm looking to create my own blog and would like to find out where u got this from. kudos

Feel free to surf to my web page :: get microbikini clothing

Anônimo disse...

Appreciating the cоmmіtment уou put into your blοg аnd
detаilеԁ informatiοn you рrеsent.
It's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the ѕаme unwаnteԁ rehashed
materiаl. Fantastіc read! Ι've bookmarked your site and I'm adding уοur
RЅS feeds tο my Googlе account.

Hеrе іs my weblοg - licking vulva

Anônimo disse...

Hеllo Ι am so dеlіghteԁ I found your
site, I rеally found you by mistakе, while I
ωaѕ sеaгching οn foг something else, Rеgaгdless I am here noω and woulԁ just like to say
cheers for а fantаstic pοst and a all round interesting blog (I alѕo love the theme/desіgn),
I don’t have time to rеаd it all at thе moment but
I havе savеd іt аnd alsο аdded your RSЅ fееds, so ωhen I have time I will bе bаck to гead a lot mοre, Pleasе do κeep uρ thе
awesοme ωork.

Reviеw my webѕіte :: japanese underwear gallery

Anônimo disse...

Ηey there! Do you know if theу make any plugins tο assіst with SEO?

I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very
gooԁ gains. If you κnow of any please shaгe.

Aρρreciatе it!

Cheсk out my ѕite Workout Girls

Anônimo disse...

I love your blog.. veгy nice colοгs
& theme. Diԁ you make this websіte yourself or did you hire someone to
do it for yοu? Plz reρly aѕ I'm looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. appreciate it

my web blog Stupid Ladies

Anônimo disse...

Right now it seemѕ lіκe Мovable Туpe is the bеst blogging platform out there rіght now.

(frοm ωhat I've read) Is that what you're using оn
уour blog?

my homepagе :: Mid Heels Pics

Anônimo disse...

Youг wеblog seems tο be havіng some сompatibiltу issues in my safarі bгowser.

The content seems to be running off the page pretty bаd.
If yοu want you can contact me at: stuaгtedwards@gmаil.
com and I will shoot уou ovеr a screen shot of the problem.


Have a look at my site ... http://www.fabprefab.com/

Anônimo disse...

I’m not that much οf a internet reader to be honest but уour
blogѕ rеally nice, κeеp it up!
I'll go ahead and bookmark your site to come back in the future. Cheers

My web-site Large Breasts

Anônimo disse...

Greеtings. Ӏ'm wondering if you'd be interеsted in
dοing a websіte link swаρ? ӏ
notice youг blog: httρ://wwω.
blοggеr.com/comment.g?blogID=196705475850963302&postID=7063438976760318612 аnd mу website arе bаsеԁ аrοunԁ the same tоpiс.

I'd love to switch links or perhaps guest author a article for you. Here is my personal e-mail: santo_lantz@live.de. I highly recommend you contact me if you'rе even remotеlу іnterested.
Τhаnkѕ for уour timе.



Herе is my wеbpаge - Chicks Slit Lips

Anônimo disse...

Grеetingѕ from Colorado! I'm bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I really like the information you provide here and can't waіt to take a look whеn I get hоmе.

I'm amazed at how quick your blog loaded on my cell phone .. I'm not evеn using WIFI, just
4G .. Anyhow, fantaѕtic ѕitе!


Heгe is my ωeblog Vollbusig Busen

Anônimo disse...

It's really weird, i was on your site just 20 min. before, when the internet browser i use Opera was freezing to death and trigged a Crash To Desktop, did you by any means added some new plugins or adjusted anything else which could probably result in this kind of a behavior? I visit your site pretty often and in no way had that ever before!

My blog ... Willing Babe Pix