quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Crack no Rio

Observando os dados do Disque-Denúncia nestes últimos anos percebemos a escalada do tráfico de crack no Estado do Rio de Janeiro. Abaixo a tabela com os números anuais e no primeiro trimestre de cada ano.


As denúncias de crack se referem quase sempre a favelas onde o Comando Vermelho está presente. Até 2006 não temos registros de denúncias em áreas da ADA ou do TCP. Somente no ano de 2007 surge a primeira denúncia em área da ADA e é na Favela da Rocinha. Neste mesmo ano registramos uma denúncia de crack na Cruzada São Sebastião, que é também controlada pela ADA e justamente pelos traficantes da Rocinha.

Se considerarmos que o crack aqui consumido vem do Estado de São Paulo – uma denúncia de 2007 explica que a rota de entrada é por Resende, vinda de Taubaté – e que o tráfico em São Paulo, sob o controle do PCC, tem parceria com o Comando Vermelho, muita coisa se esclarece. Mas e o caso da Rocinha? Recentemente têm sido descobertas refinarias de cocaína no interior da favela. Não apenas este ano (duas vezes), mas em anos anteriores foram estouradas refinarias clandestinas. O crack, como subproduto da cocaína não seria desprezado pelos seus produtores e assim a Rocinha teria passado também a comercializá-lo. Se acompanharmos a evolução das denúncias e considerarmos que esta teoria é a correta podemos concluir que a Rocinha passou a produzir cocaína em 2007.

No ano de 2008 há uma maior distribuição das denúncias em comunidades de outras facções que não o Comando Vermelho. Além da Rocinha e da Cruzada, surgem denúncias no Vidigal, na Mineira, na Chumbada (S. Gonçalo) e em Senador Camará. Estas duas últimas estão sob o controle do TCP.

Foi também observado que o comércio de crack ocorre muito por ação de traficantes independentes, ou seja, fora de comunidades controladas por facções. Há um grande número de denúncias de pessoas de fora das favelas comercializando crack, seja em suas casas, seja em boates e locais de grande movimentação de pessoas. Isto poderia se explicar pela facilidade de transporte e do pequeno volume que geram as pedras de crack, e mesmo por ser um mercado ainda pouco explorado pelas facções.

Outro ponto muito interessante observado nesta avaliação é o grande número de denúncias de crack na Baixada Fluminense, principalmente por independentes. Isto é notado desde os primeiros registros, ocorrendo muito antes da chegada da droga na ADA. Duque de Caxias recebe o maior volume de denúncias mas em todos os municípios da Baixada existem denúncias de crack. Este fato pode estar ligado à rota de entrada da droga no Rio de Janeiro. Se considerarmos que São Paulo é o grande fornecedor podemos entender esta presença na Baixada através da Dutra.

8 comentários:

Marcia disse...

Há mais ou menos uns 5 anos atrás, em passagem pela região dos lagos, em um papo informal, soube do ascendente consumo do crack nas comunidades carentes da região. Até então, aquilo parecia alternativa para os pobres viciados pobres. Acontece que o crack já atinge à classes sociais mais altas, representando de 40% a 50% das internações em clínicas de dependências quimícas. Mas o mais preocupante, é que é uma droga extremamente danosa a saúde tendo o alto poder destrutivo. Além de em termos psicológicos, provocar sérios danos a personalidade da pessoa, podendo inclusive orientar o viciado a marginalidade.
A questão se não for vista com preocupação pelas autoridades, principalmente pela Secretaria da Saúde, estaremos correndo riscos maiores em relação a elevação dos indíces de violência.
Pessoas sobre o efeito dessa droga estão em uma cortina de fumaça e em busca de mais desejo, se eu ou você formos o alvo não seremos notados.

Anônimo disse...

Uma casa situada no Porto do Carro no Município de São Pedro da Aldeia está sendo conhecida como cracolândia.

O consumo e a venda são feitos no local sem qualquer repressão do Estado.

Há aliciamento de menores que se prostituem em troca da crack

A casa fica em frente a Lojas Porto.

Só não vê quem não quer.

.Olfo disse...

Meu amigo pediu para todos os amigos dele denunciarem, e eu também espero que vcs me ajudem.
TEM UM PEDÓFILO POSTANDO VÍDEOS NUM BLOG DA BLOGGER, DE ACESSO PÚBLICO. POR FAVOR, DENUNCIEM. FIQUEI SEM AÇÃO QUANDO COMPREENDI O CONTEÚDO DOS VÍDEOS. É SIMPLESMENTE NOJENTO PERTENCER À ESPÉCIE HUMANA.
Não é vírus, pode conferir no link. è muito importante denunciar. Pode ser que aconteça na família de qualquer um de nós. isso traz danos irreversíveis. DENUNCIEM PARA ONDE QUER QUE SEJA.

>>> http://sexoinfantil.blogspot.com/

O MAIS ABSURDO É QUE TEM POSTAGENS DO DIA 21 E ATÉ AGORA O GOOGLE (administrador do Blogger) AINDA NÃO FEZ NADA.

Anônimo disse...

Pessoal pelo amor de Deus quando as autoridades da cidade do Rio de Janeiro vão tomar providência em relação dos bandidos do complexo de Manguinhos , após a pacificação do complexo do Alemão , os infelizes dos bandidos que mandavam lá , com certeza estão todos nas comunidades de Manguinhos , inclusive nas comunidades Mandela 01 e 02
obs.: na comunidade Mandela 02 tem uma lanchonete "POINT DO CHOP E DO PETISCO" rua leopoldo bulhões 700 (rua principal) na varanda dessa lanchonete é onde que realizadas as reuniões dos bandidos o chefe do trafico do mandela (Marcelo Piloto) fica 24 horas nessa lanchonete , isso quando a policia não está ma comunidade.inclusive dias de baile a rua Leopoldo Bulhôes , fica fechada, so pode trafegar os usuarios de drogas que vão para o baile e os bandidos fortimente armados.

Anônimo disse...

BOA TARDE BLOGUEIROS,

Estou horrorizada com o que tenho visto todos os dias ao passar de ônibus pela rua Leopoldo de Oliveira Próx ao mercadão de Madureira - Próx a uma escola Municipal Luiz Carlos da Fonseca. Crianças, adolescentes jovens e adultos utilizando o crack independente se for pela manhã a tarde ou a noite... ALGUÉM PRECISA FAZER ALGO POR ESSA GENTE !!!

Anônimo disse...

queimados rua fonte cova rapaz xamado xico fica vendendo drogas em casa eu e os vizinhos nao aguenta mais ele ta pondo o terror na vizinhanca numero casa dele210 me ajudem por favor na frente casa dele e minha igreja os jovens tao se perdendo

Anônimo disse...

queimados rua fonte cova210 belmonte rj me ajudem a policia por traficante em cana nome xico pele negra magro altura1,65trafico na casa dele nesse endereco em nome jesus

Anônimo disse...

AUTORIDADES ONDE ESTAM VOCES QUE NAO PERCEBEM ISTO POIS EXISTE UM BAR NA RUA DOS ITALIANOS N. 856 ROCHA MIRANDA A UM QUARTEIRÃO DA 40 DP. QUE DE 5 FEIRA A DOMINGO TEM MUSICAS AO VIVO KARAOKE COM SOM ENSURDECEDOR E MUITOS NAO DENUNCIAM COM MEDO DE SOFREREM REPRESARIAS, EXISTE PESSOAS QUE JÁ ESTAM FAZENDO USO DE TRANQUILIZANTES EM VIRTUDE DO SOM COMEÇA AS 18 HORAS E TERMINAR AS 04 HORAS DO DIA SEGUINTE NESTA ULTIMA QUINTA FEIRA DIA 05/012/2013 O SOM COMEÇOU AS 17 HORAS DA SEXTA FEIRA E TERMINOU AS 05 HORAS DO SABADO COM MUSICAS E PAGODES AO VIVO BEM COMO GRITOS EXAGERADOS IMPEDINDO O SONO DOS TRALHADORES DAS APROXIMARDES QUE SOFREM COM OS BARULHOS DESDE BAR. SE ASSIM PODE SER CHAMADOS , ALÔ AUTORIDADES CADE OS DIREITOS DO CIDADÃO E DOS MENOS FAVORECIDOS POIS SE TIVESSE ALGUMA AUTORIDADE MORANDO NESTE LOCAL ISSO NAO ESTARIA ACONTECENDO.