sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sintonia

Quando a população, a polícia e a imprensa entram em perfeita sintonia, parece que uma pressão, uma força irresistível, leva os criminosos a serem identificados e presos rapidamente. Alguns não resistem e até se entregam.

Todos viram: na noite de segunda-feira, 4 de maio último, três homens armados assaltaram um posto de combustíveis na RJ-106, em São Gonçalo, e mataram Angélica Maria de Souza com um tiro na cabeça. O registro do assalto pelas câmeras do posto foi divulgado por todos os noticiários de televisão, mostrando a frieza dos bandidos.

O Disque Denúncia recebeu dezenas de informações sobre o caso. Segundo o inspetor Nilo Fausto, chefe de investigações da 75ª DP, duas delas levaram a polícia a identificar dois dos assaltantes, os irmãos André Felipe e Jean Rodrigues.

No dia seguinte, terça, 5, outra brutalidade praticada por assaltantes: cinco homens assaltaram um ônibus que passava pela Ilha do Fundão. Todos assistiram ao filme em que se vê um dos ladrões dar um tiro mortal no trocador Ubiraci dos Santos, que não manifestara a menor reação.

O delegado Fernando Reis, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou que três menores envolvidos no crime foram identificados e localizados a partir de informações ao Disque Denúncia.

Nos casos acima, o que nos chama a atenção é a rapidez como foram estabelecidas a autoria dos crimes e a imediata prisão dos envolvidos. Quando a população, sua polícia e sua imprensa, agem afinadas, têm o efeito de um tsunami devastador sobre os criminosos.

2 comentários:

Evandro Barbosa disse...

O cidadão de bem, sempre deve pensar em colaborar com as instituições policiais, pois este apoio é fundamental para o êxito da polícia em bons resultados. Não podemos esquecer que, nós estamos em busca da nossa própria segurança. Os resultados positivos através de denúncias anônimas, só fortalecem a essa triplice força tarefa, composta por sociedade civíl, instituições policiais e a mídia.

Produtora disse...

É sempre bom vermos iniciativas, como as do Disque-Denúncia, auxiliando a polícia no combate ao crime. Soltar balões é crime e não arte! Podemos e devemos participar.