quarta-feira, 28 de março de 2012

Millôr esculhamba o Disque-Denúncia - 1996

Corria o ano de 1996 e o Disque-Denúncia conseguia mobilizar a população do Rio de Janeiro a combater o crime, levando a polícia a vencer a batalha contra a indústria do sequestro. Parecia que a Central DD era uma unanimidade, quando Millôr publicou o texto abaixo. Embora não concordemos com seus argumentos, pois denúncia e delação são coisas muito diferentes, foi para nós um momento muito importante de reflexão sobre a nossa atividade e seu valor. 

Nota-se que houve uma modificação após o 11/setembro/2001, mas o recado continuou igual. Leia O Delator, de Millôr Fernandes:

O Delator

A coisa mais odiosa inventada para usar o trôpego caráter humano é a delação. Quando vejo, aqui mesmo no Rio, esse anúncios oficiais de grandes empresas, bancos, ônibus etc, gritando DENUNCIE sinto vergonha por vocês, já que eu, pra sobreviver, resolvi ser sem vergonha (duas palavras, por favor).

Pessoalmente eliminei a possibilidade de aceitar esse nojo psíquico quando, menino, vi o filme O DELATOR, dirigido por John Ford (grande quando dirigia dramas como este ou filmes românticos como Como Era Verde o Meu Vale). Marcou-me para sempre, tanto que lembro do filme hoje, quase sem apoio de informações atuais.

No papel do delator perfeito estava Victor McLaglen, um grosso admirável. Era delator por razões pungentes e sofria o tempo todo as dores da infâmia. McLaglen fez, durante 50 anos, 121 filmes. Ninguém mais se lembra dele. Repito, pros que vivem lutando por notinhas de jornal: assim passa a glória do mundo.

Ser delator, pelo menos teoricamente, ainda é o máximo da degradação humana. Nos grupos mafiosos - perdoa-se tudo menos trair a omertá - e nos grupos marginais de todo o mundo e de toda a história, desde os assaltantes de estrada do sul da Itália, de Nunzio Romanetti, até entre os cabras de Lampião. Delator não tem perdão.

Agora Bush não só justifica, glorifica, e dá prêmio em dinheiro à infâmia. Chegamos à infâmia globalizada. E patriótica.

PS. Perdão, mas no dia 23 de outubro de 2001, em nosso Saite, pesquisamos o que os teleitores preferiam:

1) Entregar Bin Laden a Bush.
2) Entregar Bush a Bin Laden.
3) Apelar para Monica Lewinsky.

Em uma semana responderam 6.431 pessoas (mais do que a qualquer ibope desses que andam por aí dirigindo eleições).
Apenas 2% dos teleitores foram favoráveis a entregar Bin Laden a Bush, 74% votaram por entregar Bush a Bin Laden! Gozadores, 24% dos teleitores acharam que um boquete de Monica Lewinsky pelo menos transferiria a crise internacional para o Supremo americano. 

Texto extraído da sessão do Millôr no portal UOL

4 comentários:

Inconfomado disse...

podia esperar o cadaver esfriar. tacar pedra no morto...pq nao antes?

Anônimo disse...

Comunistazinho chato. Foi tarde. Ele preferia o crime prosperando. Podia festejar depois nos butecos do Leblon, com idiotas com o mesmo pensamento. Longe do perigo, é claro. Isso era para o povo.

Anônimo disse...

SOS 14º BTL!!

Rua Congo na Vila Kennedy precisa urgênte da presença da policia!!!

Cerca de 30 bandidos da favela de senador camará tentaram invadir a vila kennedy na noite de omtem,picharam muros,colocaram barricadas,efetuaram vários disparos e por volta das 23:00 começou um intenso tiroteio com explosão de granadas e tiros em transformadores o que deixou parte da comunidade sem luz.
Já não temos educação,transporte descente,saúde,lazer queriamos apenas o nosso direito de ir e vir,a secretaria de segurança está deslocando todo policiamento para as zonas sul e norte,a zona oeste está abandonada esses bandidos da camará estão fazendo o que querem a hora que querem.
Se o exército está deixando o complexo do alemão,porque a secretaria de segurança não usa esse efetivo para cerca essas favelas de camará durante um mês realiza um pente fino para retirar a enermo quantidade de armas e prender os bandidos que ali agem.
Tudo isso está acontecendo na Rua Congo,já pedimos ao Cmte do 14º BTL para voltar a posicionar uma viatura na rua congo esquina com rua Nairóbi,pois é nessa rua que tudo acontece.

Nesse momento ás 17:00 esses bandidos estão localizados na rua congo,entre a travessa da Paz e a rua Marrocos tem um grupo de aproximadamente 15 bandidos de camará com fuzis e metralhadoras mandando os moradores entrarem.

Marcos Gurgel disse...

Estamos aqui nas esquinas das ruas Volta, Galvani e Tejupa, na Vila da Penha, atrás do Shopping Carioca. Aqui temos tambem marginais que ficam na praça até altas horas da noite enquanto nós pessoas de bem, estamos ja deitados para ir trabalhar no dia seguinte e temos nosso sono perturbado por vagabundos desqualidicados em doia trailes clandestinos de comida que dicam abertos até as 03:00 da manhã com barulho w conversas altas. E não adianta ligar para o 190 pois não mandam viatura, pois são coniventes com os vagabundos. Isto ocorre todo final de semana e está ocorrendo agora domingo 26/05/2013- 22:48
mgurgelmga@gmail.com