quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UPP da Rocinha: a vitória da sociedade contra o banditismo


Milton Corrêa da Costa


A instalação, nesta quinta- feira 20/09, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, assim como foi a ocupação do Complexo do Alemão e suas cercanias, pela união da forças de segurança, no memorável 25 de novembro de 2010, é um marco histórico da política de segurança do Estado, num projeto vitorioso de pacificação de comunidades até então submetidas, durante longos anos, ao medo, ao terror e à opressão das  arrmas de guerra, onde infelizmente algumas ainda se encontram sob o domínio de narcoterroristas em favelas não pacificadas, apesar da dura e permanente repressão policial.

A Rocinha, considerada até então área de difícil tomada pelas forças legais, face as suas características peculiares de favela-bairro e região extremamente acidentada (66% de sua área está acima da cota de 100m), era considerada o 'quartel general’ do poder financeiro do narcotráfico no Rio, fato que lhe conferia relevante importância estratégica na estrutura do narcoterrorismo. Situada na Zona Sul do Rio Barra da Tijuca , entre os bairros da Gávea e São Conrado, considerada a maior favela da América Latina (850 mil metros quadrados e 70 mil habitantes), a Rocinha era o principal centro de refino da pasta básica de coca no Rio, na produção da cocaína e outros derivados como o oxi e o crack - vários laboratórios de refino ali foram encontrados- além de importante centro de comércio do ecstasy, uma droga sintética muito consumida por jovens de classe média e alta. Por sua localização estratégica, situada entre a Zona Sul do Rio, atendia consumidores de drogas de maior.poder aquisitivo, os verdadeiros financiadores da violência e dos fuzis do banditismo.



É sabido que UPP não é projeto social, poré  é a estratégia de ordem pública que faltava para proceder a invasão social e trazer o resgate da cidadania e a paz a moradores das localidades onde estão instaladas. Na Rocinha falta saneamento básico -o índice de tuberculose na região é considerado alto- falta coleta eficiente de lixo, faltam ainda projetos de urbanismo, mas tudo isso será possível agora equacionar. Obviamente que não se pode imaginar, num processo de tamanha transformação, que moradores do local se livrem rapidamente do medo e das represálias do tráfico. As sequelas do medo e a desconfiança de moradores ainda persistirão por algum tempo. Só o tempo dará àquela comunidade e a outras já pacificadas- jã são 28 UPPs instaldas no Rio- a crença definitiva no poder legal do Estado. Haverá sempre um tempo de adaptação no aperfeiçoamento das relações polícia/comunidade, onde o policial militar precisa ser visto pelo morador da localidade como parceiro e verdadeiro defensor da cidadania e não como um simples fiscal da lei ou opressor. 

Fica constatado  também, que a era do “mitos do tráfico”, como o bandido Nem que ali reinava, é finda na Rocinha. O império agora é do poder legal do Estado, não o do medo e do terror. A consolidação da UPP na Favela da Rocinha é, portanto, o mais duro golpe até hoje desferido na estrutura econômica do narcotráfico no Rio e uma vitória da sociedade contra o banditismo. A Unidade de Polícia Pacificadora, uma estratégia de polícia de proximidade, é um novo tipo de policiamento, sólido e permanente na área de segurança pública. Uma política de estado. Um remédio atípico e eficiente para uma criminalidade atípica e violenta como a do Rio. 

A implantação da UPP da Rocinha representa, pois, mais um marco divisor na história policial do Rio, uma quebra de paradigmas e sobretudo a vitória da lei e da ordem. Ao governador Sérgio Cabral, ao secretário José Mariano Beltrame, ao aparelho policial do estado e aos dois policiais militares, que durante o processo de pacificação da localidade tombaram mortalmente no cumprimento do dever, os aplausos de toda a sociedade.O preço da liberdade e da paz social é a eterna vigilância. O sonho da paz agora é real.


Milton Corrêa da Costa é tenente coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

OS MORADODORES DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO DO NUMERO 298 IRAJA MAIS CONHECIDO COMO CURRAL PDEM SOCORRO,EXISTE UM HOMEM CONHECIDO COMO DADAL MAIS O DELE E DENERVAL SALES PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES EMBORA ELA ESTEJA FECHADA ,ESTA ESTA FAZENDO UMA ARRUAÇA COM OS MORADORES DA COMUNIDADE,BATENDO,EM MORADO AMEAÇADO MATAR OS MORADORES QUE DESAFIA ELE ,EMBORA JÁ TENHA MATADO MUITOS JOVEM NA COMUNIDADE E ENTERRO 1 CORPO EM BAIXO DA CHECHE QUE EXISTE NA COMUNIDADE ANTES ERA TERRENO BALDIOE OUTRO JOVEM AMEAÇA AS FAMÍLIA ,NIGUEM CONSEGUE ENGRINMINALO ATE QUE UM DIA UM POLICIAL VEIO MORA NA COMUNIDADE E DESCOBRIU ,COMECOU A PEDIR PROPINA PARA ELE,QUAL ELE NÃO TINHA MAIS COMO ARRUMAR DINHEIRO FOI EMBORA PARA PIABETA DEIXANOD PARENTES NA COMUNIDADE ENFORMANDO TUDOO O QUE ACONTECE AQUI,O POLICIAL MORREU E ELE AGORA TA DEVOLTA MAIS NÃO MORANDO FICANDO DE MANHÃ A TERDE NA CSA DE UMA PARENTE QUE FICA ATRAS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES OU ENTÃO O DIA TODO CENTADO NO MERCADINHO DO CEPACOL COM OS SEU COMPASSA CONHECIDO COMO DU OU LÃO,SANDRO DA VILMA,GUILHERME E FABIO ELES SÃO IRMÃOS MORAM NA TRAVESSA BILA FILHO DA LURDE ISSO E AMEASSANDO OS MORADORES BATENDO O LÃO OU DU FICA O TEMPO TODO COM O TEFONE VIGIANDO GUANDO ELE NÃO ESTA INFOMANDO TUDO QUE ACONTECE ELE COPRA DINHEIRO DO MORADO ELE NÃO TRABLHA ELE SE DIZ SER PREDEIRO E ANDA ARMADO O TEMPO TODO NA COMUNIDADE A MEAÇANDO OS MORADORES TAMBEM LEL JA PERDEU OCONTROLE E FICA OTEMPO TODO FALADO QUE VAI FAZER E ACONTECER COM OS MORADORES ELE ESCONDE O REVOLVE DELE NA CASA DA MÃE O NOME DELA E FATIMA FILHA ESPOSA DO QUEREQUE, E UMA CASA VERDE QUE TEM UM BAR EM BAIXO E A CASA FICA ATRAS ELE TAMBEM TEM UM CARRO MONZA VINHO PLACA 5959 NÃO TEM DOCUMENTO. PORFAVO NÃO IGUINOREI ESSA MINHA DENUNCIA POIS EU NÃO SEI ESPRESSA DIREITO E TAMBEM NÃO SEI SE E ESSE O SAITE CERTO ISSO TUDO E VERDDADE NOS AJUDE A VIVER MELHOR EXISTEM IDOSOS PASSANDO MAL AQUI ,CRIAÇAS ASSISTINDO TUDO QUANDO ESSA QUADRILHA ATACA ALGUEL SOCORRO EM ENCAMINHE ESSA INFOMAÇÃO PARA OLUGAR CORRETO COMTO COM A AJUDA DE VS .

Anônimo disse...

esse tal de dadal ja matou varias pessoas dentro do curral junto com o Jose carlos vulgo lão com o comparça andre vulgo berel atituldes tem que ser tomada

PELO AMOR DE DEUS ELES TEM QUE SER PRESO

Anônimo disse...

RIO, 13 DE SETEMBRO DE 2016.

A/C: SECRETARIA DE SEGURANÇA

DENUNCIA ANONIMA,

Perturbação da Ordem - Carros de Som Alto (Via Apia, na Rocinha)

SEGUE PARA CONHECIMENTO

NÓS MORADORES DA ROCINHA E PRINCIPALMENTE OS MORADORES DA VIA APIA NA ROCINHA, E DAS TRAVESSAS ADJACENTES, NÃO AGUENTAMOS MAIS, OS CONSTANTES BAILES DE FUNK E SERTANEJO NA VIA (SÁBADO/DOMINGO e DOMINGO A NOITE AS 00:00h, ATÉ SEGUNDA DE MANHÃ AS 08:30h), É RECORRENTE TODOS OS FINAIS DE SEMANA!!!
LOGO NA ENTRADA PRINCIPAL DA ROCINHA, QUEM PASSA PELA AUTO ESTRADA LAGOA-BARRA SE ESCUTA O SOM ALTO DO OUTRO LADO DA PASSARELA.
É MUITA BADERNA, BRIGAS, DOIS A TRÊS CARROS DE SOM ALTO, VENDAS E CONSUMOS DE DROGAS, PROSTITUIÇÃO INFANTIL, E ATÉ HOMENS ARMADOS NA PORTA DOS CARROS DE SOM, ISSO É EM FRENTE AO RESTAURANTES AMARELINHO E TRAPIÁ.
A BADERNA E A PERTUBAÇÃO DA ORDEM PUBLICA É ATÉ O AMANHECER AS 08:30h DE SEGUNDA-FEIRA!

E OS MORADORES QUE PRECISAM DORMIR PARA IREM TRABALHAR CEDO, NÃO CONSEGUEM DORMIR E NEM PASSAR PARA IREM TRABALHAR.
SE ALGUMA AMBULANCIA DA UPA OU CORPO DE BOMBEIROS, PRECISAR TRANSITA PARA CUMPRIREM ALGUMA OCORRÊNCIA NÃO CONSEGUEM... ABSURDO!

PEDIMOS SOCORRO DE PROVIDENCIAS.

VARIAS OCORRENCIAS JÁ FORAM FEITAS PELO 190, E ENCAMINHADAS AO BATALHÃO DA AREA E O COMANDO DA UPP (ROCINHA), NÃO INTERVEEM!
OS MORADORES DE BEM, PRECISAM DORMIR!!!

E CADÊ A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES (AMABB / UPMMR)?

A ROCINHA PEDE AJUDA PARA QUE SEJA ENCAMINHADA A REGIÃO ADMINISTRATIVA DA ROCINHA, A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AO COMANDO DA UPP ROCINHA, E AOS ORGÃOS COMPETENTES DE DIREITO PARA QUE SEJAM TOMADAS PROVIDENCIADAS E INTERVENÇÕES MILITARES COM O PODER PUBLICO, PARA QUE POSSAMOS TER A PAZ E A TRANQUILIDADE DE SONO PARA A NOSSA COMUNIDADE DA ROCINHA E NA VIA APIA (ROCINHA).

Seguem em cópia;
asscom-seop@pcrj.rj.gov.br - sec. ordem publica
ca-zonasul1@rio.rj.gov.br - sub. prefeitura da zona sul
ra27rocinha@rio.rj.gov.br - região administrativa da rocinha
michel@vivarocinha.org
faleconosco@rocinha.org
contato@radiorocinha.org
denuncia@cintpm.rj.gov.br