quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cola de sapateiro

Houve uma queda consistente no número de denúncias sobre uso de cola de sapateiro por “meninos de rua” no Rio. É preciso atenção para a possibilidade de este fato ter relação com o aumento do consumo do crack.



Ambos são de uso barato e de graves conseqüências para a saúde. A cola de sapateiro é um produto que causa dependência, obrigando o viciado a aumentar a quantidade consumida a cada dia. Em doses elevadas, pode levar à morte.

Ela é vendida a menores de forma irregular. Há leis estaduais e municipais regulamentando o seu comércio. Em muitos casos, adultos compram e revendem o produto já dentro de vasilhames.

Além da cola, há outros produtos, como a gasolina, a aguarrás, o esmalte, o tinner e a benzina, que são misturados em um pano ou engarrafados para serem cheirados pelo usuário.

O Disque-Denúncia recebeu desde 2002, 374 informações sobre este tipo de assunto, relatando como funciona o mercado, o comportamento dos usuários, sua distribuição pela Cidade.

18 comentários:

Anônimo disse...

como é facil de ser comprada, independente das leis, os mini-marginais da rua, futuros bandidos que irão inpunhar uma arma que pode matar qualquer um, agem livremente nas ruas da cidade, sem que as autoridades façam alguma coisa. Chega de hipocrecia, vivemos em uma guerra urbana, esses marginais do futuro tem que ser tratados como adultos, vejamos as leis americanas, onde dependendo do crime, não importa se vc tem 8 ou 80, vai ser tratado igual perando as garras da lei. Muitas leis aqui neste pais não passam no Congresso, porque senão podem se virar contra os deputados e senadores corruptos, e eles e que podem parar na cadeia. Esses marginais, sim marginais da rua devem ser tratados como tais, não importa a idade. Como diz o ditado "fica de bobeira", na frente deles, depois de eles cheirarem bastante cola, se vc não vai ser roubado, sem sabe até esfaqueado. Lugar de marginal não importa a idade, e na "Vala", abraços amigos, de uma pessoa cansada de ver a hipocresia, a falsidade, o "to nen ai", das autoridades desta policia de "Merda"

Zeca Borges disse...

Enviado por Jorge Antonio Barros - 10.7.2009| 4h08m
drogas
Aumentam as denúncias de uso de crack por menores de rua
Lembra de quando a gente passava por um grupo de meninos de rua e alguns deles pareciam sonados, falando palavras desconexas e empunhando uma garrafa ou um saco plástico com uma goma dentro? Eles estavam "doidões", sob o efeito da chamada cola de sapateiro. Como tudo pode sempre piorar um pouco mais do que às vezes somos capazes de imaginar, a busca por novas drogas parece que acontece também entre os mais pobres. Agora a nova tendência entre os menores de rua é o uso de crack, uma droga mortal.

Um pesquisa do Disque-denúncia (2253-1177) constatou que tem caído o número de denúncias do uso de cola de sapateiro por meninos de rua, enquanto cresce as de consumo de crack. A informação está no blog do MoviRio (Movimento Rio contra o crime), que administra o Disque-denúncias. Entre 2008 e este ano o número de queixas do uso de cola de sapateiro passou de cinco para três. Já as denúncias do uso de crack por meninos de rua aumentou de 646 para 1.110.

O perigo do uso de crack por menores de rua é o aumento de casos de assaltos mais violentos contra transeuntes e motoristas. Quando você avistar algum menino ou grupo de meninos de rua sentados num canto disparando sem parar o isqueiro para acender o pequeno cachimbo de crack, afaste-se imediatamente do local e avise a polícia.

Saiba mais no Blog do Disque-denúncia.

PS: Esse post é publicado simultaneamente no blog Sobre Drogas, do site do GLOBO, do qual sou um dos colaboradores.

Cesar Maia (ex-blog) disse...

CRACK x COLA DE SAPATEIRO!

1. O disque-denúncia-RJ ( http://disquedenunciario.blogspot.com/) realizou um levantamento de seus dados, desde 2002, sobre denúncias relativas ao uso de Cola e de Crack. É esperado que as denúncias sobre jovens cheirando Cola nas ruas sejam menores que os fatos, pois geram uma percepção de não ser delito, mas desordem, enquanto o consumo de Crack é visto como delito da mesma forma que cocaína. Mesmo assim, a série apresentada não deixa nenhuma dúvida: o Crack entrou e a Cola foi substituída por ele, em grande medida, o que amplia em muito os fatores de gravidade.

2. Entre 2002 e 2009 até aqui, os números de telefonemas sobre uso de Cola foram, pela ordem: 20 / 109 / 103 / 60 / 51 / 21 / 5 / 3. Mas os telefonemas sobre uso de Crack, que não existiam em 2002 e 2003, em 2004 foram 27, em 2005 foram 99, em 2006 foram 130, em 2007 foram 318, em 2008 foram 646 e em 2009, até a data, foram 1.110.

3. Vale dizer: não apenas substituiu a Cola, com as consequências relativas, como é percebido como delito e coisa grave pela população. O Crack é uma droga brutalizante e em geral está presente em chacinas de famílias e conhecidos.www.cesarmaia.com.br
Assine o Ex-Blog

Siga o Twitter do Cesar Maia e acompanhe suas últimas atividades.




www.cesarmaia.com.br

Unknown disse...

Prezados vizinhos e amigos,
É com prazer que anunciamos que o primeiro passo da campanha destinada a instalar o 1° Batalhão da Polícia Militar (bem como um Hotel de Trânsito para a PM) no prédio do antigo Hospital do IV Centenário (R Alm Alexandrino 1761) foi dado, o abaixo assinado já está disponível.
Além de propiciar maior segurança para nosso bairro (e os da vizinhança), tal mudança possibilitará que o 1° BPM ganhe instalações condignas e passe a se localizar na sua área de atuação. Assine o abaixo assinado eletrônico no endereço abaixo e chame a polícia para Santa Teresa:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/4605
Álvaro Braga
1° Secretário do Conselho Comunitário de Segurança da 1a AISP e morador de Santa Teresa
Obs: para validar sua assinatura só é necessário o número do seu cpf ou da sua identidad. Repasse aos seus amigos...

.Olfo disse...

Meu amigo pediu para todos os amigos dele denunciarem, e eu também espero que vcs me ajudem.
TEM UM PEDÓFILO POSTANDO VÍDEOS NUM BLOG DA BLOGGER, DE ACESSO PÚBLICO. POR FAVOR, DENUNCIEM. FIQUEI SEM AÇÃO QUANDO COMPREENDI O CONTEÚDO DOS VÍDEOS. É SIMPLESMENTE NOJENTO PERTENCER À ESPÉCIE HUMANA.
Não é vírus, pode conferir no link. è muito importante denunciar. Pode ser que aconteça na família de qualquer um de nós. isso traz danos irreversíveis. DENUNCIEM PARA ONDE QUER QUE SEJA.

>>> http://sexoinfantil.blogspot.com/

O MAIS ABSURDO É QUE TEM POSTAGENS DO DIA 21 E ATÉ AGORA O GOOGLE (administrador do Blogger) AINDA NÃO FEZ NADA.

Anônimo disse...

eu vou passar um canivete na garganta de todo mundo depois vou dar um tiro nos seus ouvidos

.Olfo disse...

AHAM CLÁDIA, SENTA LÁ.

Anônimo disse...

BAR DO BIFÃO,na ESTRADA FRANCISCO DA CRUZ NUNES,em frente ao nº6.956(Cultura Inglesa), em PIRATININGA,NITERÓI, R.J.:este é o endereço do PANDEMÔNIO SONORO EM TODAS AS MADRUGADAS DE SÁBADO, DOMINGO E, ATÉ MESMO,SEGUNDAS-FEIRAS, ENTRE A MEIA-NOITE E AS 05:00 DA MANHÃ, NO ENTORNO DO QUAL EXISTE UMA ÁREA RESIDENCIAL QUE LUTA PELO DESCANSO,MAS NÃO MORAMOS NUM PAÍS SÉRIO.

Anônimo disse...

O bar se chama BAR REDONDO.. fica na Rua Andira 77. O Nome do dono é Sandro. Que a polícia faça algo antes que haja uma desgraça. O pior é que o agressor irá se transformar em vítima!

Anônimo disse...

AUTORIDADES ONDE ESTAM VOCES QUE NAO PERCEBEM ISTO POIS EXISTE UM BAR NA RUA DOS ITALIANOS N. 856 ROCHA MIRANDA A UM QUARTEIRÃO DA 40 DP. QUE DE 5 FEIRA A DOMINGO TEM MUSICAS AO VIVO KARAOKE COM SOM ENSURDECEDOR E MUITOS NAO DENUNCIAM COM MEDO DE SOFREREM REPRESARIAS, EXISTE PESSOAS QUE JÁ ESTAM FAZENDO USO DE TRANQUILIZANTES EM VIRTUDE DO SOM COMEÇA AS 18 HORAS E TERMINAR AS 04 HORAS DO DIA SEGUINTE NESTA ULTIMA QUINTA FEIRA DIA 05/012/2013 O SOM COMEÇOU AS 17 HORAS DA SEXTA FEIRA E TERMINOU AS 05 HORAS DO SABADO COM MUSICAS E PAGODES AO VIVO BEM COMO GRITOS EXAGERADOS IMPEDINDO O SONO DOS TRALHADORES DAS APROXIMARDES QUE SOFREM COM OS BARULHOS DESDE BAR. SE ASSIM PODE SER CHAMADOS , ALÔ AUTORIDADES CADE OS DIREITOS DO CIDADÃO E DOS MENOS FAVORECIDOS POIS SE TIVESSE ALGUMA AUTORIDADE MORANDO NESTE LOCAL ISSO NAO ESTARIA ACONTECENDO.

Anônimo disse...

AUTORIDADES ONDE ESTAM VOCES QUE NAO PERCEBEM ISTO POIS EXISTE UM BAR NA RUA DOS ITALIANOS N. 856 ROCHA MIRANDA A UM QUARTEIRÃO DA 40 DP. QUE DE 5 FEIRA A DOMINGO TEM MUSICAS AO VIVO KARAOKE COM SOM ENSURDECEDOR E MUITOS NAO DENUNCIAM COM MEDO DE SOFREREM REPRESARIAS, EXISTE PESSOAS QUE JÁ ESTAM FAZENDO USO DE TRANQUILIZANTES EM VIRTUDE DO SOM COMEÇA AS 18 HORAS E TERMINAR AS 04 HORAS DO DIA SEGUINTE NESTA ULTIMA QUINTA FEIRA DIA 05/012/2013 O SOM COMEÇOU AS 17 HORAS DA SEXTA FEIRA E TERMINOU AS 05 HORAS DO SABADO COM MUSICAS E PAGODES AO VIVO BEM COMO GRITOS EXAGERADOS IMPEDINDO O SONO DOS TRALHADORES DAS APROXIMARDES QUE SOFREM COM OS BARULHOS DESDE BAR. SE ASSIM PODE SER CHAMADOS , ALÔ AUTORIDADES CADE OS DIREITOS DO CIDADÃO E DOS MENOS FAVORECIDOS POIS SE TIVESSE ALGUMA AUTORIDADE MORANDO NESTE LOCAL ISSO NAO ESTARIA ACONTECENDO.

Anônimo disse...

Na rua São Teodósio - 205 - Inhoaiba - BNH, a proprietária da residência abriu um bar, e desde então ninguém teve mais sossego, já que a mesma inicia as suas atividades por volta das 13:00hs e vara a noite toda, até a madrugada incomodando a todo mundo, inclusive a um vizinho que sofre de auzaime.

TICO disse...

"JUSTIÇA INJUSTA" É FORRÓ,PAGODE,FUNK PROIBIDO,É CARRO COM SOM AUTOMOTIVO,É DE DIA É DE NOITE,NÃO TÊM HORA PRO SILÊNCIO NEM PRA PERTURBAÇÃO DO SOCÊGO,DE NOITE ,DE TARDE E DE MADRUGADA,NUNCA DE MANHÃ PORQUE ELES "BADERNEIROS" PRECISAM DORMIR TADINHOS,NÓS MORADORES QUE SE DANEM,DURMAM QUEM CONSEGUIR E FIKEM ACORDADOS QUEM NÃO CONSEGUIR DORMIR."FORA O PROBLEMA DO TRÁFICO E USO DE ENTORPECENTES" JÁ RECLAMAMOS NA PREFEITURA,NA POLÍCIA E NINGUÉM TOMA UMA PROVIDÊNCIA.SERÁ QUE A CORRUPÇÃO TOMA CONTA DE TUDO? SERÁ QUE NINGUÉM PODE RESOLVER ESSES PROBLEMAS EM NOSSO PAÍS ? É TÃO DIFÍCIL ASSIM ALGUÉM COMPETENTE VIR À ESTRADA DAS CAMBUCAS Nº130 BAIRRO JARDIM ALVORADA-NOVA IGUAÇU - RJ CEP:26265-040 (BRASIL) QUE PAÍS É ESSE ?

Anônimo disse...

O Irajá A.C., NA AV. Monsenhor Felix. na Altura do no.348. ,promove todos os domingos, um show- baile, com o som ,a todo o volume, impedindo os moradores do entorno sequer de conversar.
Os Salões do clube, não possuem qualquer tipo de tratamento acústico e garanto ( eu conheço bem ), não passariam em uma vistoria do Corpo de Bpmbeiros, por falta de segurança.
As calçadas são invadidas, pelos carros dos frequentadores, dificultando que as pessoas, possam entrar ou sair. Muitos menores, são assíduos ,a festa, demonstrando a maioria, terem ingerido , alguma substãncia ( talvez alcool). que os torna , muito agitados, provocando grande baderna. Anteriormente , foi feita ,fiscalização pelo Ministério Público do Meio Ambiente, e eles diminuiram a frequencia dos bailes. Antes ,haviam festas , às 6as f e sábados, durante toda a noite. Atualmente, são aos domingos ,no periodo de , 16 HS, ÀS 24 HS. nos AJUDEM , POR FAVOR. Idosos ,Crianças e Enfermos, não estão aguentando mais.

Anônimo disse...

Não Aguento Mais um Bar na minha Rua com duas caixas de som enormes que começa a tocar de Quinta a domingo no ultimo volume eu tranco tudo em casa e coloco a TV no Volume 100 e só escuto o som do bar, que tem pessoas que sofrem de enxaqueca mas não tem coragem de denunciar e mais eu duvido que este bar tenha alvará de funcionamento. Sito a Rua General Raposo nº 17A Realengo - RJ

Socorro

Grato:
Comunidade do Ideal.

Anônimo disse...

Na minha rua há um desrespeito total de uns vizinhos que fazem barulho,na Rua Fernandes Gama n 110 que coloca som bem alto dos carros de som que sáo equipados para tal, sabado até a madrugada e domingo desde a manhá que não se pode nem sequer ouvir uma televisão que incomoda a rua inteira mas as pessoas tem medo de denunciar, e outro que faz karaoquê sexta sabado domingos e feriados ate a madrugada e depois de bebados aumentam mais ainda o som, onde nesta rua tem trabalhadores, pessoas idosas e pessoas doentes que vivem na cama e não podem ter silencio e por medo se calam. nem aos domingos as pessoas quie trabalham teêm o direito de descansar, e esta pessoa do n.110 ainda desdem das pessoas, ja foram feitas ligações para a polícia que não comparecem cadê os direitos dos cidadãos de bem, cade a justiça deste paíz, e querem o nosso voto para poderem roubar-nos mais é só para isto? Esta rua fica em realengo próximo a Rua Piraquara.

Anônimo disse...

Mais uma vez venho fazer uma denuncia sobre barulho e desrespeito contra pessoas que trabalham, pessoas idosas e doentes que necessitam ter um sono
tranquilo a noite e não conseguem pois uma senhora que se mudou há um mes para a Rua ja citada por barulhos coloca toda noite um cachorro numa pequena garagem na frente da casa que late a noite toda, e não deixa ninguem dormir ao redor. Já foi acionada a policia que nem sequer compareceu ja que a mesma não quer saber que esta incomodando os vizinhos. Esta situação ocorre na mesma casa que ja foi mencionada antes por barulhos,a qual é subalugada, a mesma fica na Rua Fernandes Gama n. 110 em Realengo - transversal a Rua Piraquara proximo ao Peixe Frito, esta é famosa por vizinhos barulhentos e as autoridades não tomam providencias, o que se denomna Rua sem Lei e sem respeito ao proximo, o que esperar? SerÁ que terá que haver justiça pelas proprias mãos, para se ter um pouco de sossego?

Anônimo disse...

É este Estado é realmente sem lei, nada e nenhuma providencia foi tomada a respeito da denuncia do maldito karaokê que tira o sossêgo dos vizinhos da Rua FERNANDES GAMA karaokê que sempre começa depois das 22 horas indo a altas horas este ocorre no numero 99, ja tendo sido denunciado e nada foi feito. E eles não estão nem aí para os vizinhos que trabaham e querem direito a um sono tranquilo, nem a policia vem nos socorrer, estamos perdidos. Cadê a prefeitura, e este site existe de enfeite para denuncias? Enão é melhor desativá-lo pois não serve para nada.